Em uma iniciativa inédita e surpreendente para os alunos, o Governo de Minas anunciou, nesta sexta-feira (20/12), em Belo Horizonte, que todos os finalistas do projeto Passaporte Mineiro do Conhecimento terão a oportunidade de embarcar para intercâmbios culturais internacionais.
Com a ampliação de vagas, o total de contemplados saltou de 90 para 150, garantindo que todos os participantes da etapa final do processo seletivo tenham a chance de realizar o intercâmbio. As escolas que participam da iniciativa são do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), da rede estadual de ensino de Minas Gerais.
Começa nesta quarta-feira (18/12) o período para confirmar as matrículas presenciais do Cadastro Escolar 2025, nas escolas da rede pública de ensino. Os inscritos alocados pelo Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) devem comparecer à instituição de ensino designada para confirmar o interesse na vaga até o dia 10/01 de 2025. Para isso, pais, responsáveis ou os próprios alunos devem apresentar todos os documentos que constam na Resolução SEE Nº 5.058, e comprovar os dados informados no Cadastro Escolar.
“A vaga na rede pública de ensino é garantida mediante a matrícula do estudante encaminhado pelo Sucem. É importante que todos os estudantes encaminhados compareçam na escola de encaminhamento com os documentos necessários para a confirmação da matrícula”, destaca a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais, Simone Emerick.
Em maio de 2024 o Governo de Minas anunciou o “Passaporte Mineiro do Conhecimento”, projeto de intercâmbio que oferecerá bolsas de estudo para alunos da rede pública, em diversos países ao redor do mundo. O projeto prevê 90 bolsas de intercâmbio, integralmente financiadas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O Passaporte Mineiro do Conhecimento é a expansão de uma experiência bem-sucedida, que começou na Escola Estadual Sandoval Soares de Azevedo, integrante do complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA). Por meio do Projeto Cidadão Global, já foram enviados 27 alunos para intercâmbio no exterior. De acordo com o cronograma do projeto estamos na fase dos 100 semifinalistas que foram selecionados seguindo critérios como comprometimento acadêmico e recomendações de suas equipes escolares além de serem observadas características de protagonismo em atividades voltadas para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O governo federal lançou o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, em setembro de 2024.Essa iniciativa do Ministério da Educação teve como objetivo reconhecer o trabalho das Secretarias de Educação na alfabetização das crianças brasileiras, celebrando os avanços alcançados ao longo do ano. Participaram as Secretarias Estaduais, Municipais e Distrital de Educação que aderiram ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
É com muita alegria que parabenizamos os municípios pertencentes a SRE de Varginha que se inscreveram e alcançaram o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização no ano de 2024. É um destaque merecido por todo trabalho realizado com foco na alfabetização e com o compromisso com a educação pública.
É com muita alegria que a EE Padre Chico convida toda a comunidade escolar para a inauguração dos espaços: Laboratório de Ciências, Sala dos Professores, Refeitório e Cozinha da Escola. A entrega oficial será realizada no dia 30/11 (sábado) às 8h.
A diretora Joana destaca a alegria da renovação dos espaços escolares que tanto irão melhorar o acolhimento e atendimento dos estudantes.
No dia 28 de novembro de 2024, a professora Flávia de Jesus Carvalho, educadora da Escola Estadual Professor Fábio Salles da cidade de Varginha, foi premiada pelo Instituto Votorantim em uma cerimônia que destacou as práticas pedagógicas mais inovadoras do país. O reconhecimento veio após um criterioso processo seletivo que começou com a inscrição de 405 práticas de diversas regiões do Brasil. Destas, 264 foram inicialmente selecionadas, 200 foram submetidas à avaliação da banca, e apenas 22 práticas atenderam plenamente aos critérios de inovação, impacto social e relevância.
No último dia 28/11 (quinta-feira) estiveram na SRE de Varginha os representantes da Vigilância Sanitária do município de Varginha: o responsável pelo órgão Sr. Wagner Soares, e agentes Rhander e Volmir em reunião com os profissionais da SRE de Varginha : a responsável pelo Setor de Processos, Aline Totti, a nutricionista da SRE de Varginha, sra. Viviane, o Inspetor Escolar, Carlos, o Diretor Educacional Rober Naves e a Superintendente Regional de Ensino Eliane Dias.
Constitui Comissão Especial para promover o levantamento do inventário físico e financeiro de materiais em almoxarifado e dá outras providências . A Superintendente Regional de Ensino de Varginha, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pelo art . 3º da Resolução SEE Nº 5095, DE 22 DE NOVEMBRO DE 2024 e considerando o artigo 3º do Decreto Estadual nº 48 .720, de 10 de novembro de 2023, resolve: Art. 1º - Fica constituída Comissão Interna, junto à Diretoria de Administração e Finanças, com a finalidade de promover o levantamento e registro anual de estoque existente em Almoxarifado na Superintendência Regional de Ensino de Varginha . Art . 2º- A Comissão, sob presidência do primeiro membro, será composta pelos seguintes servidores sendo observada a segregação de funções: 1) Cauê Ferreira Bueno da Silva - Masp 1.606.493-3; 2) Marco Aurélio Faria Bernardes - Masp 1.286.931-9; 3) Marisa Ávila Campos - Masp 1.053.337-0 . §1º - O Almoxarifado da Superintendência permanecerá fechado durante a realização dos trabalhos não efetuando qualquer saída de material durante este período.
Cursos de extensão gratuitos, oferecidos em instituições de ensino superior, vão capacitar educadores para promover uma educação mais inclusiva e antirracista
A educação é fundamental na construção de uma sociedade mais justa e plural. Nesse contexto, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) incentiva a participação de educadores no Curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ), oferecido em parceria com instituições de ensino superior e integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Em 2017 quando a prefeita Letícia Belato tomou posse, a situação das escolas rurais, chamaram a sua atenção. Salas multisseriadas, escolas sucateadas, poucos estudantes em cada sala. Então, cumprindo uma ação prioritária do seu plano de governo, construiu a Escola Municipal José Cândido da Cruz.Inaugurada em 2021, quando as atividades estavam remotas por conta da pandemia, uma nova escola e novas possibilidades nasciam.
Em 2022 iniciou seu funcionamento, recebendo seus estudantes em uma nova estrutura, moderna, confortável e com muitas comodidades e inovações.
A Secretaria Municipal de Turismo e Comércio de Varginha, em parceria com o Conservatório Estadual de Música de Varginha (CEMVA), orgulhosamente anuncia a série de Concertos Natalinos 2024. Com uma programação rica e variada, o evento promete encantar o público com apresentações que vão desde a música clássica até os grandes sucessos do rock e MPB, celebrando a diversidade cultural e o espírito natalino.
Os concertos, que ocorrerão ao longo de novembro e dezembro, contarão com atrações para todos os gostos musicais. Os eventos ocorrerão na Concha Acústica no centro de Varginha. Confira a programação completa abaixo:
A EE Deputado Teodósio Bandeira realizou nos dias 9 e 10 de outubro de 2024, a 1ª Feira Tecno-Futuro Sustentável. Foi um evento inovador que aproximou alunos do Ensino Médio em Tempo integral às oportunidades de trabalho, com foco em tecnologia e sustentabilidade. A importância dessa iniciativa foi pensar na formação dos jovens e na preparação dos mesmos para o mundo do trabalho, oferecendo a eles a oportunidade de se aproximarem das empresas e terem uma experiência profissional real. A feira foi modelada em parceria com o comércio local, com a indústria e outras empresas da região, que têm uma demanda crescente por jovens qualificados. Muitos alunos ainda não têm experiência de trabalho, e apesar de iniciativas como o Menor Aprendiz, torna-se cada vez mais essencial desenvolver nos alunos habilidades e competências para atuarem nas diversas áreas profissionais.