No dia 28 de novembro de 2024, a professora Flávia de Jesus Carvalho, educadora da Escola Estadual Professor Fábio Salles da cidade de Varginha, foi premiada pelo Instituto Votorantim em uma cerimônia que destacou as práticas pedagógicas mais inovadoras do país. O reconhecimento veio após um criterioso processo seletivo que começou com a inscrição de 405 práticas de diversas regiões do Brasil. Destas, 264 foram inicialmente selecionadas, 200 foram submetidas à avaliação da banca, e apenas 22 práticas atenderam plenamente aos critérios de inovação, impacto social e relevância.

Entre elas, estava o projeto de Flávia, uma das 9 iniciativas que se destacaram e agora integrarão o ebook do Instituto Votorantim, a ser distribuído em âmbito nacional.O trabalho reconhecido foi desenvolvido com os alunos do 8º ano do ensino
fundamental, nas aulas de Ensino Religioso, envolvendo uma ação que uniu conceitos de direitos humanos, cidadania e engajamento comunitário. A prática consistiu em um projeto interdisciplinar que culminou na elaboração de cartas destinadas à Câmara Municipal de Varginha, por meio das quais os estudantes exercitaram a escrita formal e a reflexão crítica sobre a realidade de sua comunidade.

A motivação por trás do projeto foi múltipla. Além de abordar conteúdos curriculares essenciais, Flávia buscou resgatar o hábito da escrita entre os jovens, impactado pelo uso de mensagens instantâneas digitais, e fomentar o senso de responsabilidade cidadã. O interesse dos estudantes foi despertado por meio de uma dinâmica inspirada em correspondências motivacionais trocadas entre professores da escola, o que trouxe significado e relevância ao trabalho.
Durante o desenvolvimento da prática, estratégias como a rotação por estações e a atribuição de funções específicas dentro dos grupos permitiram o engajamento de todos os alunos de forma equilibrada. A pesquisa foi embasada no material do Caderno Mapa do Se Liga na Educação e ampliada com atividades dinâmicas, como a classificação de frases relacionadas a direitos e deveres. Essas metodologias ativas proporcionaram aos estudantes uma nova perspectiva sobre seu papel na sociedade e a importância de lutar por melhorias em seu entorno.

A premiação não apenas celebra o esforço e a inovação da professora Flávia, mas também destaca o impacto positivo que ações educativas bem planejadas podem ter na formação de cidadãos conscientes e participativos. O projeto agora será amplamente divulgado, servindo como inspiração para educadores de todo o país e reafirmando o potencial transformador da educação.

Fonte: EE Professor Fábio Salles - Varginha MG

 

 

 

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