O verão, estação que começou oficialmente em dezembro e só termina em março, traz com ele as altas temperaturas, que podem ocasionar complicações à saúde como desidratação, queimaduras e envelhecimento precoce, além de provocar o câncer de pele.

Com a volta às aulas nesta estação, os estudantes ficam mais expostos a esses riscos e os cuidados precisam ser redobrados em relação à hidratação, à alimentação, ao vestuário e ao tempo de exposição ao ar livre.

Nesta mesma época do ano, devido às condições climáticas com altas temperaturas e excesso de chuva, aumenta-se o risco das arboviroses ocasionadas pelo aumento da população dos mosquitos transmissores da dengue, Zika e chikungunya. Nesse sentido, é necessário o envolvimento de toda a comunidade em ações coletivas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito que aumentam o risco de contaminação e proliferação das doenças.

No intuito de fortalecer as ações de prevenção e combate à dengue e ao câncer de pele, a Secretaria de Estado de Educação elaborou um material educativo, com propostas de atividades a serem desenvolvidas pelos professores, num formato de cartilhas. Neste sentido, as escolas poderão propor ações pedagógicas, apoiadas nos conteúdos sugeridos nas referidas cartilhas. Link para baixar o material:

Cartilha de combate à dengue:

https://drive.google.com/file/d/1VYJae1DJbV95ksSqw4N62WDAJqTC2sYy/view?usp=sharing

Cartilha de Prevenção ao Câncer de Pele:

https://drive.google.com/file/d/1aYsoyoAiR87DtZSc44_l7ymP63VgCpNb/view?usp=sharing

Para garantir o alcance dos nosso objetivos, com essa proposta de mobilização nas escolas, sugerimos que as atividades sejam desenvolvidas na semana de 19 a 23 de fevereiro e que as escolas compartilhem as fotos e vídeos nas redes sociais por meio da hashtag: #Educação Contra Dengue.

Na oportunidade, informamos que o “Dia D” de combate à dengue, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), será no dia 24 de fevereiro. Desta forma, esclarecemos que a SES, por meio da página https://www.saude.mg.gov.br/aedes, disponibiliza informações sobre a prevenção às arboviroses.

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Varginha Rua Venezuela, 35

Vila Pinto

Varginha / MG CEP: 37010-530

Telefone de contato: (35) 3068-1070