A Escola Estadual Rubens Garcia de Machado inicou o Projeto Maker, uma iniciativa que visa transformar a experiência de aprendizado de seus alunos. Com foco na metodologia "mão na massa" (aprendizado ativo), o Projeto Maker tem como principal objetivo desenvolver habilidades práticas, criativas e inovadoras.O Projeto Maker  está alinhado com o programa "Mais Ciência na Escola", instituído pelo Decreto Federal nº 12.049, de 11 de junho de 2024. Este programa, fruto de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), visa disseminar o conhecimento científico e a educação digital na educação básica, estimular a educação científica e digital, promover a inclusão social e a equidade no acesso à educação, além de valorizar os educadores e incentivar o desenvolvimento sustentável.

A escola foi credenciada para receber um laboratório maker e o treinamento para professores e alunos, graças ao contato com o Professor Herbert Faria Pinto, do IFSULDEMINAS, responsável pelo projeto “+Ciência na Escola”. Um laboratório maker, também conhecido como laboratório de prototipagem, é um espaço equipado com ferramentas e equipamentos como impressoras 3D, kits de robótica, computadores, softwares e materiais diversos. Esses espaços permitem que os alunos desenvolvam ideias, experimentem e aprendam de forma prática e criativa, incentivando a cultura "faça você mesmo" (do it yourself) e a resolução de problemas por meio da construção e experimentação. O programa prevê a criação desses laboratórios em escolas públicas, priorizando aquelas em áreas de alta vulnerabilidade social, sendo espaços destinados à prototipagem e inovação.

Dentre as primeiras peças produzidas no laboratório, destacam-se os jogos para alunos do Atendimento Educacional Especializado (AEE), como quebra-cabeças, jogos matemáticos e de alfabetização.

Na EE Rubens Garcia, a Coordenação Local do projeto é da Professora Michelle Moreira Conti Neves. O Projeto Maker atende alunos das turmas do Tempo Integral, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que recebem bolsas de R$ 200,00 pela participação. A Coordenadora do Tempo Integral, Professora Maria Lilian Dias Botazini Braga, em parceria com a Delegacia de Polícia Civil de Machado, providenciou a documentação necessária para a inscrição dos bolsistas.

De acordo com a Diretora da Escola, Professora Liliane Carvalho Pereira, “estamos muito entusiasmados com as possibilidades que o Projeto Maker trará para o desenvolvimento integral dos nossos alunos, preparando-os para os desafios do futuro com criatividade e inovação”. 

Este projeto estimula a autonomia, o raciocínio lógico, a capacidade de resolução de problemas e o trabalho em equipe, valorizando a experimentação e a construção do conhecimento de forma prática. Entre seus objetivos centrais, destacam-se a promoção do protagonismo do aluno – incentivando-o a pensar, planejar, testar e construir suas próprias soluções – e o estímulo à criatividade e inovação, por meio da criação de protótipos, maquetes, experimentos e invenções. Além disso, o Projeto Maker busca desenvolver habilidades essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, colaboração, comunicação, curiosidade e perseverança. Ele integra teoria e prática, aplicando o conteúdo aprendido em sala de aula de forma concreta, muitas vezes com o uso de tecnologia como robótica, programação e eletrônica. A abordagem interdisciplinar do projeto também é um diferencial, podendo envolver áreas como Matemática, Ciências, Artes e Tecnologia.

 
Clique Aqui e veja mais fotos do projeto.
 
 
 
 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Varginha Rua Venezuela, 35

Vila Pinto

Varginha / MG CEP: 37010-530

Telefone de contato: (35) 3068-1070