O assédio sexual em ambiente escolar foi o tema de um evento promovido pela Superintendência Regional de Ensino, no dia 09 de novembro, no Theatro Capitólio de Varginha. Cerca de 400 profissionais da Educação estiveram presentes e puderam aprender um pouco mais sobre a prevenção e os procedimentos a serem adotados em relação ao assunto. A capacitação foi ministrada pelo diretor da Escola Estadual Professora Aracy Miranda, Claudinei Vicente e o vice-diretor também da Aracy Miranda, Danilo Silva.

Claudinei, que é professor efetivo do Estado e Mestrando em Desenvolvimento Regional pelo Unis. O profissional  fez a abertura da capacitação contextualizando a importância do tema no âmbito escolar além de abordar  a funcionalidade do SIMA – Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação em Direitos Humanos.Danilo, que é professor de História, Mestrando em História Ibérica pela Unifal - Universidade Federal de Alfenas e advogado atuante no Município de Varginha abordou os aspectos da Lei Federal 14.540/23 que Institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal. Explicou os conceitos, tipos penais, procedimentos de assistência, consequências nas esferas administrativa, cível e penal, “Foi uma oportunidade para abordarmos a atual legislação, que é bem recente e trata de um tema tão importante. A participação da grande maioria dos professores tornou esse evento ainda mais significativo, pois demonstra como a Educação de Varginha e região é tratada com seriedade pelos nossos profissionais”, destacou a Superintendente Regional de Ensino, Eliane dos Reis Dias.

Clique Aqui e veja as fotos do evento.

Superintendência Regional de Ensino de Varginha Rua Venezuela, 35

Vila Pinto